ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA PROMOVE LOJA COLETIVA SOCIAL NO CONJUNTO NACIONAL

28/11/12

São Paulo, Novembro de 2012 – A Associação Paulista Viva (APV) promove no Conjunto Nacional, em São Paulo, o Espaço Criativo. Trata-se de uma loja coletiva social que vende produtos feitos por alguns artesãos que integram ONGs ou entidades que fazem parte do Núcleo de Economia Criativa (NEC) do programa Paulista Viva e Sustentável, da APV. A loja está montada até o dia 22 de dezembro ao redor dos elevadores centrais do centro comercial localizado na Avenida Paulista.

O Espaço Criativo faz parte de várias iniciativas da Paulista Viva para a promoção de ações relacionadas à economia criativa. Recentemente a associação trouxe o sociólogo italiano Domenico De Masi, patrono do NEC, para visitar a região da Avenida Paulista e apontar iniciativas que podem incentivar e valorizar projetos que difundam a economia criativa.

A loja coletiva social se alinha a outra ação da Associação Paulista Viva, o projeto “Compra a 0 km”, que tem o objetivo de estimular que as pessoas realizem suas compras cotidianas – e mesmo as de Natal – em lugares próximos às suas residências ou aos seus locais de trabalho, o que reduziria os grandes deslocamentos e, consequentemente, a concentração de automóveis nas ruas, e que provocaria também a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Loja coletiva social

Os produtos vendidos no “Espaço Criativo” são feitos por artistas ligados a ONGs como Associação Guaianazes por Moradia, Arte, Esporte, Cultura, Educação e Meio Ambiente (AGM); HISTORIARTE; MERCOSOL; MOVE INSTITUTE, Superintendência do trabalho artesanal nas comunidades (SUTACO), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ITAPEVA), Casa José Eduardo Cavichio - Apoio à criança com câncer  (CAJEC), ASSOCIAÇÃO VIDA ATIVA, BAOBÁ, ASSOCIAÇÃO NOVOLHAR, INSTITUTO ECOTECE, Incubadora tecnológica de cooperativas populares da fundação Getulio Vargas (ITCP), Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo (SMAD) e FIGUREIROS DE TAUBATE. Entre os artigos à venda há roupas, brinquedos, objetos de decoração, tapeçaria, bolsas, joias etc.

A ação, que é fruto das idéias desenvolvidas nas reuniões do NEC da APV, é o primeiro passo para que outras lojas do gênero sejam implantadas na região da Avenida Paulista. Para os transeuntes e visitantes, esta pode ser uma opção de compra, sem grandes deslocamentos, de objetos variados, feitos artesanalmente e com boa qualidade.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA

A Associação Paulista Viva é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo como um todo.