São Paulo, 3 de junho de 2013 – Nesta quarta-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Avenida Paulista, coração financeiro da cidade, ganha uma “floresta viva”. O Condomínio Conjunto Nacional (CCN), famoso pelos seus projetos focados no tema sustentabilidade e inclusão social, apresenta a instalação “Natureza Viva”, uma floresta tridimensional e interativa criada pelo artista plástico e cenógrafo Silvio Galvão. A iniciativa é do Conjunto Nacional, com apoio do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Associação Paulista Viva (NEC/APV).
Inspirado no gênero natureza-morta, Silvio Galvão criou a sua “Natureza Viva”, na qual mostra os elementos de uma floresta real, com árvores frondosas, vegetação, parasitas, cipós e pedras. Os materiais escolhidos convidam o público a interagir com a obra e, graças à tecnologia computadorizada, os visitantes podem apreciar os sons e as luzes criados especialmente para a obra, e acionados pelo movimento e contato do visitante.
A experiência singular começa já na entrada da exposição, onde o público é convidado a tirar os sapatos. Ao abraçar uma árvore, por exemplo, a pessoa tem como resposta o canto de pássaros, uma oportunidade rara em pleno centro financeiro de São Paulo. Dos bancos e troncos espalhados pelo ambiente ecoam sons como da água e das profundezas da terra.
A instalação é uma obra inédita de Silvio Galvão, através da qual ele quer levar ao público a energia, a beleza e o encanto da mãe-natureza, riquezas que muitas não são percebidas (ou conhecidas) pelos moradores das grandes metrópoles. “A natureza é uterina. Ao contrário da visão de muita gente, ela nos proporciona a sensação de conforto e acolhimento. Os seres urbanos, porém, quando entram em uma floresta, acham que vão se machucar ou se ferir. ‘Natureza Viva’ foi concebida para desconstruir esse conceito e espero que consiga.”
O criador da obra hiper-realista, que ocupa uma área de 16 metros quadrados, é conhecido pela sua relação com a sustentabilidade – materiais reciclados e refugos compõem a base de seus trabalhos. Desde 2002, Silvio Galvão é o responsável pela decoração de Natal do Conjunto Nacional, que ganhou fama pelo uso de materiais reciclados, como garrafas PET. O cenógrafo foi também chefe de efeitos especiais na TV Cultura, onde se destacou com os programas “Bambalalão” e o premiadíssimo “Castelo Rá-Tim-Bum”.
A exposição, que vai até 20 de outubro, é uma proposta do Conjunto Nacional apoiada pelo NEC-APV, um laboratório de experiências inspirado no “Projeto IPES - Inclusão Produtiva e Social”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O complexo comercial disponibiliza suas galerias para a comercialização dos produtos feitos pelos participantes do Núcleo – cerca 30 mil pessoas circulam pelo edifício diariamente.
O NEC é formado por instituições dos três setores da economia (público, privado e terceiro setor) e atualmente promove quatro edições especiais do “Espaço Criativo” no piso térreo do Conjunto Nacional: Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais e Natal. Além do setor de artesanato, o trabalho do grupo abrange também as áreas de design, moda, gastronomia, arte e tecnologia.
Atualmente, integram o NEC representantes da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Fundação Getúlio Vargas (ITCP-FVG), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps/Itapeva), da Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs), do Move Institute, Mercosol, da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), da Casa José Eduardo Cavichio (Cajec), da Loja Social, da HistoriArte e da Associação Novolhar. Juntas, essas instituições reúnem centenas de artesãos.
Comandado por Vilma Paramezza, administradora do Conjunto Nacional há quase 30 anos e atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista Viva, o NEC ganhou força e se consolidou com a visita do sociólogo italiano Domenico De Masi em outubro de 2012 para palestras exclusivas relacionadas à iniciativa da APV. Nos encontros, o autor do livro “O Ócio Criativo” afirmou que a Avenida Paulista pode se tornar uma “metáfora do mundo pós-industrial”. Um mês depois, em dezembro, foi inaugurado o primeiro ponto de venda do NEC, batizado de “Espaço Criativo”.
Em paralelo à exposição “Natureza Viva”, o “Espaço Criativo” realiza sua segunda edição do ano (Dia Mundial do Meio Ambiente), com a venda de diversos produtos artesanais entre os dias 4 e 13 deste mês. São oferecidos itens de moda feminina (bolsas elaboradas com banner e embalagem TetraPak, luminárias confeccionadas com bagaço de cana, camisetas produzidas com garrafas pet, cadernos fabricados com papel reciclado, bijuterias, biquínis) e decoração, entre outros.
Agenda
Exposição “Natureza Viva”
Período: De 5/06 a 20/10
Horário: De segunda a sábado: 7h às 23h
Domingos e feriados: 10h às 23h
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – www.ccn.com.br
“Espaço Criativo”
Período: 04/06 a 13/06
Horário: De segunda a sábado, das 10h30 às 20hs
Domingo e feriados: Das 12h às 18hs
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 - www.ccn.com.br
Ficha técnica da exposição “Natureza Viva”
Criação e Direção de Arte:
Silvio Galvão
Produção:
Clayton Bichara
Cenotécnicos:
Glauber Salzano
Hellinton Alex Paulotto
Rosângela Mesquita Acquesta
Rosinha Pinheiro
Assistentes de Arte:
André Carvalho
Leila Cristina Ribeiro
Rachel Lins
Tuíra Maia
Sonorização e Iluminação:
João Wagner
Téo Ponciano
Infraestrutura:
JP Miguel Engenharia
Estrutura Metálica:
Arlindo Parisotto
Estrutura de Madeira:
Porto Madeiras
Materiais de Refluxo:
COOPERAACS
Informações para a Imprensa
Fonte da Notícia
Sônia Martinêz
(011) 3539-8741/42
soniamartinez@fontedanoticia.com.br
Conjunto Nacional
Monalisa Cardoso
(011) 3179-0018