Campanha “Paulista a Pé” promove almoço no Parque Mário Covas

29/09/14

Nesta sexta-feira, (26), às 12h, foi realizado um almoço no Parque Mário Covas, na Avenida Paulista. As pessoas receberam orientações sobre os caminhos para um trânsito seguro.

O evento faz parte da Campanha “Paulista a Pé” que vem realizando, desde o início da semana, uma série de atividades direcionadas à prevenção de acidentes de trânsito na Avenida Paulista, por onde circulam todos os dias 1,5 milhão de pessoas.

A “Paulista a Pé” é uma iniciativa do Fórum de Debates Av. Paulista, criado em julho último com a proposta de discutir e propor soluções que levem à prevenção de acidentes no trânsito no coração financeiro da cidade, promovendo uma convivência pacífica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Com quase 55 mil mortes no trânsito e cerca de 450 mil vítimas inválidas em 2013, segundo dados do DPVAT, o Brasil é o quinto do mundo em violência no trânsito. De janeiro até junho deste ano já morreram perto de 25 mil pessoas.

O fórum tem à frente o Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, a Associação Paulista Viva e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), idealizadores do projeto. O grupo conta com o apoio do “Comitê Amarelo”, formado por representantes de diversas empresas e entidades instaladas na região e responsável pela coordenação dos trabalhos.

As ações do fórum, que se estenderão até 2015, são norteadas por uma agenda positiva que conta com os seguintes temas para os próximos meses: outubro (segurança das crianças no trânsito), novembro (memória das vítimas de trânsito), dezembro (férias/viagens), janeiro (obrigatoriedade do uso airbag/ABS), fevereiro (carnaval), março (animais), abril (paz no trânsito).

Programação

Sábado (27) às 10h: Paulista Quatro Patas – Caminhada pet da Casa das Rosas ao Parque Trianon, com orientação sobre trânsito seguro. Os animais contarão com bebedouros ao longo do trajeto. Um imenso cachorro inflável se instalado na Casa das Rosas. Às 16h - Contação de história no parklet da rua Padre João Manuel, organizada pela Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil)

Domingo (28), às 8h30: Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, promovido pelo Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) no Parque Trianon. Durante o evento, haverá palestra especial sobre a relação entre acidentes de trânsito e doação de órgãos, realização de exames médicos gratuitos (retirada de senhas às 8h30) e exercícios físicos monitorados por profissionais.