Decoração natalina do Conjunto Nacional faz do lixo o Natal da paz

01/12/15

Projeto traz a arquitetura e as cores da cultura árabe

Há 15 anos, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, faz da época de Natal uma oportunidade de trazer uma mensagem renovada de PAZ. E faz isso através da diversidade dos temas escolhidos, do uso dos materiais empregados e de pessoas que durante mais de 100 dias se dedicaram a produzir a sua decoração natalina.

Os enfeites deste ano trazem a beleza, a precisão matemática, a arquitetura e as cores da cultura árabe. Módulos dispostos em forma repetitiva sobre arcos, perfeitamente calculada, trazem a lembrança dos mosaicos que decoram pátios e abóbodas das mesquitas, praças e castelos do Oriente, em especial os que foram erguidos pelos árabes no vasto período em que levaram para a Europa, principalmente para a Península Ibérica, todo o brilho e o colorido de sua cultura.

A partir de cuidadosas pesquisas e inspirado nos palácios de Sevilha, o artista plástico e cenógrafo Silvio Galvão criou um presépio nada tradicional, com uma cortina inspirada nos 'muxarabi', espécie de persiana que reveste as janelas e aberturas dos edifícios da arquitetura árabe. De rara beleza, essa construção permite a passagem da luz, do som, da ventilação e, ao mesmo tempo, oculta os rostos femininos. Além da Sagrada Família, uma fonte que jorra água continuamente compõe o ambiente. 

Nesse clima, a Sagrada Família recebe os Reis Magos. Procedentes do Oriente, eles representam o acolhimento, a proteção, o amparo e o amor para os que trabalham arduamente pela paz entre os povos. Já a água que brota da fonte simboliza o alimento eterno, o descanso, a energia que a natureza oferece e que precisa ser preservada. 

Como nos tapetes de mosaicos, soma de milhares de partículas de cerâmica que se transformam em desenhos simétricos, montados por dezenas de artesãos, a decoração da fachada do Conjunto Nacional foi criada a partir de caprichosos bordados feitos com CDs e garrafas pet (azul e branco) que remetem às cúpulas marroquinas.

Cinquenta artesãos atendidos pelo CAPS ITAPEVA (Centro de Atenção Psicossocial), CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), GRUPO FÊNIX e RECIFRAN (Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem) trabalharam no subsolo do Conjunto Nacional, distribuídos em várias oficinas, sob a coordenação da COOPERAACS (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva). Ali, eles confeccionaram as 800 peças que compõem o grande painel da fachada. 

De agosto a novembro, todos os dias, eles formaram uma equipe de verdadeiros profissionais que, além de serem remunerados pelos serviços, constituíram um grupo coeso de pessoas que encontraram nesse trabalho um novo rumo para suas vidas. 

Shalom, Namastê, Salam Aleikum, Pace, Peace, Paz. Em qualquer idioma e em todos os lugares, essa é a mensagem que o Conjunto Nacional traz para todos.

Ficha técnica

A decoração de Natal do Conjunto Nacional 2015 foi produzida com:
20.800 tampinhas de garrafa
13.600 CDs
10.300 garrafas pet
4.000 galões de água
600 metros de mangueira

Vídeos das Oficinas:

https://www.youtube.com/watch?v=FHsp5xqFJLs&feature=youtu.be

<< Voltar para Notícias

desenvolvido por Br3 comunicação