É possível melhorar ainda mais a avenida marco da cidade

22/04/13

A Avenida Paulista é um importante marco histórico de São Paulo. Com glamour e uma variada gama de atrações, como a Reveillon e a Corrida de São Silvestre, a via atrai um público cada vez mais eclético. Desperta interesse de pessoas de outros estados e até países. Prova disso é que recentemente o endereço entrou para o ranking dos três pontos turísticos mais procurados pelos estrangeiros nas Centrais de Informação Turística da cidade em 2012. A revelação foi feita durante pesquisa coordenada pela São Paulo Turismo (SPTuris).

Pela sua importância é justo que ela tenha uma entidade da magnitude da Associação Paulista Viva. Foram muitas conquistas que merecem destaque. Uma delas é a reforma das calçadas, que trouxe acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o que inclui a troca das pedras portuguesas para o concreto moldado in loco. Ainda foram feitas melhorias nas travessias de pedestres com mais faixas nas esquinas, dando segurança às pessoas.

A cada ano, temos mais notícias de benfeitorias para esse espaço tão nobre que deve ser dividido com toda a população, já que recebe diversas tribos: pedestres, ciclistas, artistas de rua e feiras de antiguidades, além de milhares de famílias que procuram diversão e entretenimento. Também lembro que é preciso respeitar o cidadão e saber compartilhar o espaço, para que não se registre mais acidentes como o que ocorreu com o jovem David, de 21 anos, atropelado na ciclofaixa por um motorista de mesma idade.

Na parte de segurança foram muitos avanços. Quando fui o Comandante-Geral da Polícia Militar (2009-2012) trabalhei forte para garantir a tranquilidade das pessoas que circulam ali. O endereço, por ser uma referência em centros financeiros e culturais, foi um dos primeiros da capital a ser contemplado com a Operação Delegada, uma medida sugerida e criada durante minha gestão na Polícia Militar.

Nessa iniciativa todos ganham: o policial trabalha mais protegido e consegue obter uma renda extra para seu orçamento; a Prefeitura resolve um problema municipal ligado à desordem urbana; o Estado consegue manter mais policiais nas ruas e, o principal, o cidadão caminha mais tranquilo e seguro pelas ruas da cidade.

Tambem dei atenção especial à Paulista no período em que comandei a área central de São Paulo. As cabines para policiais militares, conhecidas como supedâneos, foram reativadas. Esses equipamentos estavam esquecidos, ocupando espaço na calçadas. Após uma harmoniosa parceria com a Associação Paulista Viva foi possível que eles voltassem a ter utilidade para os moradores e trabalhadores da região.

Na Câmara Municipal não será diferente. Estou priorizando a questão da segurança, que é um direito de todos. Uma das minhas metas aqui é fazer com que a Paulista tenha uma única companhia para centralizar os trabalhos dos policiais. Atualmente são várias companhias. O objetivo é fazer com que o cidadão tenha uma referência. Já participei de reuniões com o Comando-Geral para propor ideias sobre esse assunto.

Outra intenção é resolver o problema de segurança no túnel da Avenida Doutor Arnaldo, onde os motoristas têm sido alvo de infratores nos congestionamentos.

Enfim, pretendo trabalhar em parcerias e sempre com o gabinete aberto a sugestões e críticas para melhorar toda a região. Ninguém faz nada sozinho.Juntos vamos fazer mais e melhor pela Paulista.

Vereador Coronel Camilo
Administrador de Empresas, foi comandante a Polícia Militar do Estado de São Paulo por três anos e também foi bombeiro na corporação

O conteúdo dos artigos publicados no website da Associação Paulista Viva (APV), inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e métodos de pesquisa, é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). As opiniões e conclusões neles expressas não refletem posições da APV.