Exposição celebra os 70 anos de Gilberto Gil

23/01/13


'O homem comum não está reservado à mediocridade. Não é preciso ser gênio para ser feliz'. Gilberto Gil.

 

Em comemoração aos 70 anos de Gilberto Gil, completados em 26 de junho de 2012, e seus 50 anos de carreira, o Itaú Cultural apresenta a mostra Gil70. A exposição conta com 23 trabalhos de pintura, fotografia, vídeo, escultura e instalação, todos inspirados nas canções de Gil. A curadoria fica a cargo de André Vallias, amigo de Gil e autor do primeiro site do artista.


Logo na entrada da exposição, a vida do artista é esmiuçada, ano a ano, em uma linha do tempo. Começando pelo seu nascimento, mesmo ano em que o Brasil declarava guerra aos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão), seguindo pela sua vida estudantil, quando integrou, como acordeonista, o grupo 'Os Desafinados'. primeiro disco, disponibilizado na integra na exposição, e sua chegada a São Paulo, para trabalhar em uma empresa multinacional como treinee O visitante se surpreenderá com a rapidez que Gilberto Gil construiu sua carreira e o talento presente desde o seu início musical.


Momentos curiosos e fatos pouco conhecidos são expostos permitindo conhecer um Gil diferente. Sua fascinação por João Gilberto, que lhe fez aprender a tocar violão, a internação em um instituto psiquiátrico, por porte de maconha, o antológico show na Politécnica da USP e até foto familiar com todas as ex-esposas. A vida política do artista, a tentativa de ser prefeito de Salvado, até sua eleição como vereador com o maior número de votos - 11.111- entre todos os candidatos, também estão na linha do tempo do ex-ministro da cultura, mostrando a amplitude de suas atividades.


A homenagem fica para os dois outros andares. Artista como Augusto De Campos, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Vivian Caccuri, Gualter Pupo, Daniel Scandurra, Ariane Stolffi, Andrucha Waddington, entre outros, apresentam obras baseadas nas canções do artista, permitindo uma reflexão diferenciada da obra. Muitas instalações levam o público a vestir, visualizar, sentir e sempre se emocionar com poesias em forma de canção.


Outro atrativo da exposição-homenagem são os Totens com fones de ouvidos que permitem aos visitantes ouvir as músicas mais representativas e saber, nas palavras do próprio Gil, como elas foram criadas, suas particularidades e inspirações. A exposição é um prato cheio para quem gosta da boa música popular brasileira e uma redescoberta do artista inquieto, questionador e criativo que é Gilberto Gil.

Serviço: Até 17 de fevereiro de 2013, no Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149.

Telefone 11 2168-1777.

Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado, Domingo e Feriado, das 11 às 20h. Entrada Franca.

 

<< Voltar para Notícias

desenvolvido por Br3 comunicação