Paulista Viva completa 16 anos de muitas realizações

10/12/12

A Associação Paulista Viva completa hoje, dia dez de dezembro, 16 anos de muitas realizações.  Nascida de um movimento integrado por empresários da região preocupados em preservar a avenida mais famosa de São Paulo, a Associação vem trabalhando duro, criando e apoiando projetos que contribuem para a melhora da qualidade de vida da região.

Fundada em 1996, a Paulista Viva foi presidida pelo Dr. Olavo Setúbal até outubro de 2001. A Associação passou, então, a ser administrada por voluntários como o empresário Dr. Nelson Baeta Neves que presidiu a APV de 2001 a 2009 e o atual presidente, Antonio Carlos Franchini, no comando desde 2009. Eles aceitaram o desafio de trabalhar para manter a Avenida Paulista como o principal motivo de orgulho para os paulistanos.

A Paulista Viva foi responsável pela elaboração e execução de diversas iniciativas como o projeto “Educador Social”. Com o objetivo promover a formação de jovens entre 16 a 20 anos que viviam em situação de vulnerabilidade social, o projeto atendeu 350 pessoas com atividades que promoviam a cultura como forma de transformação pessoal.

Outras frentes da Associação ganharam destaque nestes 16 anos como o “Corredor Literário” que durante três anos estimulou a leitura por prazer e a “Primavera na Paulista”. Eram mantidas 39 floreiras no alto dos postes do canteiro central da avenida. Foram utilizados mais de 55 mil vasos de flores durante três anos que trouxeram vida nova à Paulista.

O “Projeto de Segurança” é outra iniciativa notável. São 23 cabines de segurança, chamadas de supedâneos, que abrigam policiais militares posicionados em pontos estratégicos. A ação contribuiu para uma redução drástica nos índices de criminalidade da região e tornou a Paulista uma das avenidas mais seguras do país.

Também merecem destaque as facilidades para pedestres. As calçadas da avenida foram reconstruídas e ganharam sinalização para portadores de necessidades especiais e hoje oferece acessibilidade total. A via recebeu nova iluminação e tudo isto só foi possível graças à atuação da Associação Paulista Viva junto ao poder público.

A preservação dos recursos naturais também é uma preocupação constante. Para abordar o tema foi criada a “Paulista Viva e Sustentável” que promove encontros e debates sobre sustentabilidade na região, buscando propiciar a troca de experiências entre executivos e empresários.

São 16 anos de muitas realizações e o trabalho continua. Recentemente foi criado o “Núcleo de Economia Criativa” que promove frentes ligadas à geração de renda com base na criatividade. Como parte do trabalho do núcleo, foi inaugurado o “Espaço criativo” no Conjunto Nacional. Nele diversas entidades ligadas ao trabalho artesanal expõem seus produtos e ganham visibilidade.

Em 2013 a Associação Paulista Viva continuará trabalhando duro para preservar a região e melhorar a qualidade de vida através da valorização e manutenção do patrimônio cultural e material. Com frentes ligadas à Economia Criativa a APV continuará a promover a paulista como a grande vitrine da vanguarda paulistana.